Política

Eleições: Flavio Serafini é confirmado na disputa em Niterói

Serafini disputará o pleito tendo Josiane na chapa. Foto: PSOL Niterói

A convenção partidária do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) confirmou, na noite desta terça-feira (8), o nome do deputado estadual Flavio Serafini como candidato a prefeito de Niterói. O parlamentar vai às urnas em uma chapa com a professora Josiane Peçanha. Junto com eles, mais 18 nomes foram escolhidos como candidatos a vereadores na coligação "À Esquerda para Mudar Niterói”, composta também pela Unidade Popular (UP).

Flavio e Josiane são professores e têm em comum, além da defesa da educação pública, o desejo de construir uma cidade mais igualitária. Em suas falas, ambos lembraram o avanço do autoritarismo no país e comprometeram-se a combater as desigualdades em Niterói.

"Sou professora da rede municipal desta cidade, que é campeã em desigualdade econômica, de raça, classe e gênero. É com orgulho que componho esta chapa com um companheiro de luta, que é Flavio Serafini, sendo a primeira mulher negra candidata a co-prefeita de Niterói. Nosso compromisso é com uma política de combate ao racismo, ao patriarcado, à desigualdade que mata os pobres", disse Josiane, que é pedagoga e mestre em História.

Flavio Serafini, deputado estadual mais votado em Niterói e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), fez críticas ao atual prefeito ao lembrar que conta com uma arrecadação alta e não entrega serviços à altura para a população que mais precisa. 

"Niterói investe mais em segurança pública do que na área de assistência social. É com orgulho que, com Josiane, me comprometo em transformar a cidade, combatendo as desigualdades. Não temos dúvida que podemos barrar a extrema direita e oferecer à população uma política mais igualitária, combatendo todo o tipo de opressão, garantindo direitos e dando esperança a todos e todas", disse.

Apoio

O Partido Verde (PV) oficializou, também na noite desta terça-feira (8), o apoio à candidatura de Axel Grael (PDT) a prefeito e de Paulo Bagueira (Solidariedade) a vice-prefeito de Niterói. A chapa, que tem apoio do prefeito Rodrigo Neves, já firmou alianças com outros partidos em convenções municipais realizadas na última semana. Entre as siglas estão o Avante, PC do B, PTB, PP, MDB e Cidadania.

O candidato à Prefeitura de Niterói, Axel Grael, que é engenheiro florestal, relembrou sua trajetória no PV, partido ao qual era filiado desde a década de 1980, logo após sua criação, ajudando também a fundar o partido na cidade de Niterói.  

"Comecei a atuar como ambientalista em Niterói no final da década de 70, lutando contra a poluição da Baía de Guanabara causada pelas fábricas de pescados da cidade. Logo depois, comecei a fazer a defesa da criação do Parque Estadual da Serra da Tiririca, e isso aconteceu quando eu já estava como presidente do Instituto Estadual de Florestas, em nome do Partido Verde. Porém, não houve responsabilidade maior do que a que eu tive em 2012, quando fui indicado pelo Partido Verde para ser vice-prefeito na chapa com Rodrigo Neves", relembrou o candidato.

< Estádios permanecerão sem torcida Caixa paga auxílio para nascidos em abril <